banner-compasso-solar

A Energia solar fotovoltaica é a obtenção de energia através da conversão direta da luz solar em eletricidade, por meio de um dispositivo chamado célula solar fotovoltaica, que quando agrupadas constituem um painel ou módulo fotovoltaico.

A energia produzida nos painéis é transmitida em corrente contínua para um inversor para ser convertida em corrente alternada (a mesma fornecida pelas concessionárias de energia) e é então disponibilizada para utilização. A energia gerada substitui a fornecida pela concessionária, reduzindo a conta de luz do usuário de acordo com a capacidade de geração.

Ao conjunto de painéis e inversores, dá-se o nome de Sistema de Geração Solar Fotovoltaico, cuja capacidade de geração de energia elétrica depende basicamente da quantidade de painéis fotovoltaicos instalados e do nível de irradiação solar da região onde o sistema será montado.

Como a geração da energia depende da incidência de luz solar, a produção de energia elétrica não é contínua, sendo interrompida durante a noite, por exemplo. Para manter a alimentação de energia constante, existem dois tipos de instalações:

Sistema Grid Tie

Nesta instalação, o sistema é interligado à rede de distribuição da concessionária de energia elétrica. Assim, quando os painéis não estiverem gerando energia, o quadro de distribuição será alimentado pela rede da concessionária.

Essa energia consumida da concessionária poderá ser compensada pelo excedente de energia produzido ao longo do dia pelo sistema de geração solar, conforme determina a resolução n.482/2012 da Aneel, que permite ao consumidor instalar pequenos geradores solares em sua unidade consumidora e “trocar” energia com a distribuidora local.

Essa resolução determina ainda que, caso a unidade geradora instalada em uma residência, por exemplo, produza mais energia que o consumido ao longo do mês, esse saldo gerará um crédito que poderá ser utilizado para abater o consumo dos meses subsequentes, ou ainda poderá ser utilizado para abater o consumo de outra unidade consumidora, desde que ambas possuam mesma titularidade. Os créditos poderão ser utilizados em um prazo de até 36 meses e as informações estarão na fatura do consumidor, a fim de que ele saiba o saldo de energia e tenha o controle sobre a sua fatura.

Em resumo, este sistema é constituído de quatro passos simples, conforme abaixo:

Sistema Grid Tie

Geração

Durante o dia, os painéis solares geram energia elétrica a partir do sol. A capacidade de produção de energia depende apenas da área disponível em seu telhado ou terreno e do nível de radiação da região.

Conversão

A energia gerada é transmitida em corrente contínua para o inversor para ser convertida em corrente alternada e para o nível de tensão adequado para utilização.

Utilização

Uma vez convertida, a energia poderá ser consumida em sua residência ou empresa, sem a necessidade de alteração das instalações existentes.

Crédito

Quando a produção de energia solar for maior do que o consumo, a energia excedente será injetada na rede elétrica, gerando créditos que poderão abater a conta de energia dos meses subsequentes ou de outra unidade consumidora do mesmo usuário, com validade de 36 meses.

Sistema Off Grid

Nesta instalação, o sistema de geração solar fotovoltaico é totalmente independente da rede da concessionária de energia elétrica. A energia produzida e não utilizada é armazenada em um banco de baterias, podendo ser utilizada nos momentos em que o consumo for maior que a produção.

São quatro passos simples, conforme abaixo:

Sistema Off Grid

Geração

Durante o dia, os painéis solares geram energia elétrica a partir do sol. O nível da produção de energia depende apenas da área disponível em seu telhado ou terreno e do nível de radiação da região

Armazenamento

A energia gerada é armazenada em um banco de baterias, podendo ser utilizada a qualquer momento, mesmo na ausência de luz solar.

Conversão

A energia gerada e armazenada é transmitida em corrente contínua para o inversor para ser convertida em corrente alternada e para o nível de tensão adequado para utilização.

Utilização

Uma vez convertida, a energia poderá ser consumida em sua residência ou empresa, sem a necessidade de alteração das instalações existentes.

Dúvidas Frequentes

Como funciona o sistema de energia solar?

O sistema funciona a partir da conversão da energia solar em energia elétrica através de painéis fotovoltaicos instalados nas coberturas e/ou terrenos de residências, comércios, indústrias e propriedades rurais.

Quem pode instalar um sistema de geração fotovoltaica?

Desde 2012 com a publicação da Resolução n° 482/2012 da Aneel, qualquer pessoa ou empresa pode gerar sua própria energia. As concessionárias de energia são obrigadas a aceitar esta ligação, desde que cumpridas todas as normas pertinentes. E a partir de março de 2016, mesmo quem mora em apartamentos ou não possui telhado ou cobertura com área disponível para a instalação do sistema, pode, através de uma cooperativa ou “condomínio solar” gerar sua própria energia.

O que é necessário para instalar um sistema fotovoltaico?

Para a instalação é necessário apenas espaço suficiente para o posicionamento dos painéis, pois todos os procedimentos referentes ao dimensionamento, projeto, aprovação na concessionária, instalação e monitoramento ficam por conta da Compasso Solar.

Qual a economia mensal na minha conta de luz?

A redução das despesas com energia pode chegar até a 100% do consumo. Porém, mesmo que o sistema instalado na sua empresa/residência consiga garantir que a produção de energia supra toda a sua necessidade, a sua conta de luz terá o valor mínimo, aproximadamente R$ 40,00, correspondente a iluminação pública e a taxa de disponibilidade de rede.

Qual a durabilidade do sistema?

A durabilidade é um dos principais benefícios do sistema fotovoltaico. A garantia dos produtos utilizados é de, em média, 25 anos, mas sua vida útil pode ser bem maior.

Esse tipo de sistema prejudica o Meio Ambiente?

Muito pelo contrário. A energia gerada através do sistema fotovoltaico é limpa e não gera os gases do efeito estufa. Outro fator positivo para o Meio Ambiente é o fato de não precisar de desmatar ou alagar grandes áreas, como ocorre nas usinas hidrelétricas. Além disso, o sol é uma fonte de energia renovável e inesgotável.

Qual é o tempo médio para que o meu investimento inicial obtenha retorno financeiro?

O retorno financeiro do investimento inicial se dará entre 5 e 8 anos, aproximadamente. Porém, o tempo preciso de retorno depende de vários fatores, como localização, tarifa de energia, alíquota de impostos. Além disso, a vida útil do sistema é de no mínimo 25 anos.

Quais são os equipamentos necessários para que o sistema funcione perfeitamente?

Para o sistema conectado a rede (Grid Tie), são necessários 2 componentes: os módulos fotovoltaicos e o inversor. Os módulos são os responsáveis em captar a luz solar e transformá-la em energia elétrica. O inversor por sua vez, é considerado o cérebro do sistema, pois é o responsável em tornar compatível a energia captada para a utilização doméstica ou em empresas, da mesma maneira em que é entregue a energia fornecida pelas concessionárias. No caso de sistemas isolados (Off Grid), é necessário acrescentar ainda um controlador de carga, que garante o correto abastecimento das baterias evitando sobrecargas e descargas acima do permitido, e as baterias responsáveis por fazer o armazenamento do excedente da energia produzida.

Assim como um gerador tradicional, esse sistema é barulhento?

Um dos maiores benefícios do sistema através dos painéis fotovoltaicos é justamente esse: o sistema não emite nenhum tipo de som ou ruído, é totalmente silencioso.

A instalação do sistema é complexa?

Não. A instalação demora em média de 2 a 3 dias. Logo após a instalação, o sistema já começará a funcionar na captação e conversão da energia solar para a utilização no estabelecimento, sem a necessidade de alteração dos circuitos elétricos existentes.

 

Quer saber mais sobre geração de energia solar fotovoltaica?

Entre em contato conosco que teremos prazer em atendê-los.

  • Aceitamos todos os Cartões de Crédito.
  • Aceitamos o Construcard, da Caixa Econômica Federal, com pagamento em até 72 meses.
  • Oferecemos financiamentos bancários com pagamento em até 36 meses e taxas competitivas.